Cabreúva

Nomes Populares: cabreúva, cabriúva, cabriúva-parda, cabrué, cabureíba, óleo-cabureíba,óleo-pardo e pau-bálsamo.

Nome cienftífico: Myrocarpus frondosus.

Ocorrência: Brasil: regiões nordeste, sudeste e sul.

CARACTERÍSTICAS GERAIS: Da família das leguminosas e subfamília das papilionoídeas, a cabreúva é aromática e melífera, de casca cinza-pardacenta, madeira avermelhada com manchas amarelo-escuras, folhas imparipenadas, flores brancas e frutos oblongos. É cultivada principalmente por sua madeira nobre e sua serragem, que é utilizada em perfumaria, bem como por seu bálsamo, obtido por incisão no tronco e por usos medicinais da casca, folhas e frutos.

Descrição: Características gerais: altura de 10–30 metros, com tronco de 60–80 cm, tendo ocorrência nos estados da Bahia e Espírito Santo, Zona da Mata de Minas Gerais, chegando até o Rio Grande do Sul.

Fenologia: floresce nos meses de julho a setembro. A maturação dos frutos se dá nos meses de outubro e novembro.

Obtenção de sementes: colher os frutos quando iniciarem a abertura espontânea e liberação das sementes ou colher do chão após a queda, sendo que os frutos podem ser plantados diretamente, uma vez que a retirada das sementes é praticamente impossível. Um quilograma de frutos contém 1.700 unidades de sementes.

Características da Madeira:
É madeira de cor castanha, passando a castanho-avermelhado podendo ter finas listras. Sua superfície áspera confere uma irregularidade ao brilho; é pesada, textura média e grã intercruzada.
Possui odor característico e agradável, com leve sabor amargo.

Propriedades Físico-Mecânicas:
A madeira á pesada e classificada como de baixa retratabilidade volumétrica; com resistência mecânica e massa específica altas.

Comportamento Durante a Secagem:
Não há informações disponíveis sobre a secagem da madeira de Cabreúva-vermelha.

Trabalhabilidade:

A espécie apresenta dificuldades moderadas para trabalhar, mas bom acabamento final.

Indicações de Uso:
Na construção civil e naval, para peças resistentes como pontes, mancais, estruturas externas, também para carroceria, cruzetas, cabos de ferramentas, assoalhos e peças torneadas.

Decks de Madeira