Imbuia

Nomes Populares: canela-imbuia, embuia, imbuia-amarela, imbuia-brazina, imbuia-clara, imbuia-parda, imbuia-rajada.

Nomes Internacionais: brazilian walnut, imbua (ATIBT,1982; BSI,1991).

Ocorrência: Brasil: Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina.

CARACTERÍSTICAS GERAIS: cerne variando do pardo-claro-amarelado ao pardo-acastanhado, geralmente com veios escuros; cheiro perceptível, característico e agradável, gosto amargo e adstringente; densidade média; dura ao corte; grã direita a revessa; textura média; superfície irregularmente lustrosa.

Descrição anatômica macroscópica:
• Parênquima axial: invisível mesmo sob lente, vasicêntrico escasso.
• Raios: visíveis apenas sob lente no topo e na face tangencial; poucos.
• Vasos: visíveis apenas sob lente, pequenos; poucos; porosidade difusa; solitários e múltiplos; tilos e óleo-resina presentes.
• Camadas de crescimento: distintas, individualizadas por zonas fibrosas tangenciais mais escuras. Fonte: (IPT,1983; IPT,1989a)

DURABILIDADE / TRATAMENTO: é considerada resistente ao ataque de organismos xilófagos, sendo raramente atacada por cupins (Berni et al.,1979; IPT,1989a) Em ensaio de campo, de estacas em contato com o solo, apresentou vida média de nove anos (Lepage,1983)

Tratabilidade: o cerne e o alburno são moderadamente resistentes à impregnação por substâncias preservantes (Berni et al.,1979) entretanto em ensaios de laboratório, quando submetida a tratamentos sob pressão, demonstrou ser impermeável às soluções preservantes (IPT,1989a)

CARACTERÍSTICAS DE PROCESSAMENTO

Trabalhabilidade: a Madeira de imbuia é fácil de ser trabalhada, proporcionando bom acabamento. O torneamento é satisfatório. Cola e verniz secam rápido É fácil de pregar (Berni et al.,1979)

Secagem: a secagem ao ar é de média a difícil; muito lenta para peças mais espessas e que apresentam maiores riscos de ocorrência de colapso e rachaduras internas. A secagem artificial, em estufa, deve ser lenta e cuidadosa (Jankowsky,1990)

USOS
Construção civil:

• Pesada interna: vigas, caibros
• Leve em esquadrias: portas, batentes, venezianas, caixilhos
• Leve interna, decorativa: painéis, forro, lambris

Assoalhos: tábuas, tacos, parquetes

Mobiliário:
• Alta qualidade: móveis fino, móveis decorativos

Outros usos: peças torneadas, coronhas de armas de fogo, instrumentos musicais ou parte deles, lâminas decorativas decoração e adorno.

Decks de Madeira